PLANEJAMENTO URBANO


A origem do planejamento urbano no Brasil ocorreu aproximadamente em 1875, ou seja, no século XIX, e passou por diversas mudanças relacionadas principalmente à situação econômica do momento. Sendo assim, até mesmo o que era planejamento urbano foi alterado com o decorrer do tempo até os dias atuais. Em relação ao que era o planejamento urbano em 1875 e como ele ocorre  atualmente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

 

(  ) A fase inicial do planejamento urbano tinha como objetivo destacar a beleza da cidade, beneficiando a “classe mais rica”, rompendo com a era colonial e a vida rural.

(  ) No século XXI, o planejamento urbano pode ser definido como um conjunto de técnicas, visando transformar a realidade do município, agregando condições habitacionais seguras, sem prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida.

(  ) Na década de 30, o foco ainda continua a ser a beleza das cidades com o planejamento de construções luxuosas, sem atentar para o fluxo e a facilidade de movimentação na cidade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V - V - V


V - V - F


F - F - F


F – F – V


F – V – F

Atualmente, nos grandes centros urbanos, está cada vez menor a disponibilidade de terrenos amplos o suficiente para o planejamento e execução de loteamento de terras. Desse modo, após a realização de estudos ambientais e sociais, as construções de casas e prédios estão ocorrendo em locais mais afastados. Porém, tais locais podem apresentar relevo bastante irregular, necessitando de tecnologias e estudos como terraplenagem, levantamento topográfico, análise de curvas de nível e a presença de talvegue.

A respeito dos estudos necessários para avaliar se o terreno é adequado para o loteamento, analise as afirmativas a seguir:

 

I)  O levantamento topográfico altimétrico é aquele que apresenta as divisas e as construções.

II)  Talvegue é a linha que apresenta a sucessão de pontos, definindo o de maior profundidade ao longo do rio.

III) Curvas de nível estão relacionadas à vegetação presente no terreno. 

 

Assinale a alternativa correta:


III


I


II e III


II


I e II

O zoneamento urbanístico está relacionado à segregação da cidade em áreas ou zonas, contemplando a região urbana e rural do município. Tal integração é imprescindível para o desenvolvimento equilibrado do município, porém é fundamental respeitar as características e particularidades de cada região da cidade. 

Em relação às macrozonas rural e urbana, considere as afirmativas a seguir:

 

I) A macrozona urbana está relacionada à estrutura da cidade, ou seja, aos projetos de infraestrutura e aos imóveis construídos.

II) Um dos objetivos da macrozona rural é a regularização dos imóveis dos grandes centros urbanos.

III) A macrozona urbana de expansão é o lugar no qual existe o potencial para novos empreendimentos.

 

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

 


II


III


II e III


I e III


I e II

Os projetos de loteamento são aqueles responsáveis pela divisão da gleba em lotes. Para tanto, são utilizados parâmetros que auxiliam no entendimento de algumas modificações necessárias ao terreno. São eles:

I - Faixa de domínio.

II - Curva de nível.

III - Talvegue.

IV - Divisa direita ou esquerda.

V - Levantamento topográfico.

VI - Alinhamento predial.

Assinale a alternativa que descreve os parâmetros obrigatórios para projetos de loteamentos de terrenos:


II, IV e V


Todas as afirmativas estão corretas.


I, III, V e VI


I, II e III


I, IV e VI

A macrozona urbana é a região que apresenta as maiores necessidades de planejamento e projetos eficazes para garantir a melhoria da qualidade de vida da população, bem como auxiliar na mobilidade urbana de pessoas e veículos. O zoneamento na área urbana inadequado pode acabar acarretando, consequentemente, a construção e instalação de indústrias e serviços não compatíveis com as atividades dessa região.

Sobre a macrozona urbana, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

 

 (  ) A macrozona urbana é contemplada pelo instrumento Agenda 21.

 (  ) A macrozona urbana consolidada refere-se aos empreendimentos e edificações já construídos.

 (  ) A macrozona urbana de expansão refere-se às regiões domiciliares e industriais que já estão atuando, sem espaço para novos empreendimentos.


F - F - F


V - V - V


F - V - F


V – F – V


V – V – F

A mobilidade urbana e o zoneamento urbanístico promovem o equilíbrio da cidade, ou seja, tornam o espaço mais harmônico e facilitam a locomoção nas vias de acesso, tanto na cidade-polo como também nos municípios do entorno. Sendo assim, a integração entre as políticas públicas, a mobilidade urbana e o zoneamento urbanístico é fundamental para o crescimento equilibrado do município.

 

Em relação às vantagens apresentadas pela mobilidade urbana, analise as afirmativas a seguir:

 

(  ) Fluxo de carros equilibrado.

(  ) Baixo desempenho do comércio.

(  ) Desequilíbrio urbano.

(  ) Integração entre as vias de acesso e meios de transporte.

 

Assinale a alternativa correta:


F – V – F – F


V – V – F – F


F – F – V – V


V – F – V – V


V – F – F – V

A macrozona rural é fundamental para o desenvolvimento do município, uma vez que concentra as áreas e atividades responsáveis pela produção de grande parte dos alimentos consumidos pela população, como os cereais, as frutas, o leite e as carnes. Sendo assim, é importante conhecer a classificação das diferentes zonas rurais, para que possam ser realizados o gerenciamento e o zoneamento das áreas rurais de modo equilibrado.

 A respeito da classificação da macrozona rural, analise as afirmativas a seguir:

 I)    Zona Rural de Exploração – são as áreas utilizadas para plantação e criação de animais.

II)   Zona Fluvial – são as áreas responsáveis pela captação de água da chuva.

III)  Zona Rural de Proteção 1 – são áreas naturais, ou seja, de proteção ambiental.

 

Assinale a alternativa que apresenta as sentenças corretas:


I e II


I


II


II e III


III

A lei n° 6.766/1979 é a principal legislação referente ao parcelamento do solo urbano, sendo necessário seu atendimento para a execução de projetos de loteamento. As empresas responsáveis pelo loteamento de terrenos destinados à moradia, além de preconizar a preservação ambiental, a qualidade de vida e o equilíbrio urbano, devem atender estritamente a todas as legislações vigentes.

Em relação à lei n° 6.766/1979, analise as afirmativas a seguir:

( ) As regras apresentadas pela presente legislação podem ser aplicadas tanto para as zonas urbanas como para as rurais.
( ) Ela tem como um de seus objetivos adequar as regras para o parcelamento do solo nos Estados, no Distrito Federal e em todos os municípios brasileiros a partir das suas normativas.
( ) Esta legislação foi alterada por meio da lei 9.785/1999 no que tange os sistemas de circulação, as áreas de utilização pública e os espaços de áreas verdes.

Assinale a alternativa correta:


F - V - V


V - F - V


V - V - F


V - V - V


F - V - F

As leis do parcelamento do solo podem ser utilizadas em diversas regiões do Brasil. O Minha Casa Minha Vida, programa do governo que já produziu e entregou um grande número de habitações, é um exemplo de parcelamento do solo que foi realizado em larga escala em todo o país. Entretanto, deve-se ter atenção, já que existem algumas áreas no ambiente urbano que não podem ser utilizadas para loteamento. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir:

I) Não podem ser loteados terrenos alagadiços.
II) Podem ser loteados terrenos com declividade igual ou superior a 30% sem quaisquer intervenções de contenção.
III) Podem ser loteados terrenos aterrados com materiais nocivos à saúde pública.

Assinale a alternativa correta:


I


I, II, III


I e II


I e III


II e III

O parcelamento do solo é amplamente utilizado para proporcionar à população locais adequados para a construção de suas moradias, oferecendo, assim, a estrutura necessária para a rotina do dia-a-dia. Isso mostra como o planejamento urbano evoluiu ao longo do tempo, uma vez que a ocupação de terra era totalmente desordenada e, atualmente, há legislações pertinentes ao uso e ocupação do solo e ao planejamento urbano.

A respeito do parcelamento do solo, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

( ) Para avaliar se um terreno é adequado ou não, devem ser avaliadas apenas as suas características naturais.
( ) As características naturais e antrópicas de um terreno devem ser levadas em conta para avaliar se o terreno é adequado para o loteamento.

( ) A geomorfologia, o tipo de solo e a existência de corpos d’água são características naturais do terreno.


V – V – F


F – V – V


F – V – F


V – F – F


V – F – V